Transformação Digital é sobre como usar a tecnologia para melhorar a
experiência dos clientes, aumentar a eficiência dos colaboradores e acelerar a
tomada de decisões
Ao transformar a sua empresa desta forma, terá uma
experiência de colaboração sem precedentes. Operações mais simples, mais
ágeis e inovadoras em todos os processos de negócio. Ao mesmo tempo,
melhorará drasticamente os resultados da sua empresa através de modelos mais
efectivos e maior rentabilidade.
A transformação digital começa com uma
estratégia
Primeiro, é preciso uma estratégia claramente
definida para alavancar as oportunidades que as novas tecnologias apresentam.
Quando questionados, os utilizadores empresariais identificam as seguintes
prioridades na definição da estratégia:
1.
Melhorar a
experiência do cliente
2.
Aumentar a
eficiência dos colaboradores
3.
Incentivar a
inovação
4.
Acelerar a tomada de
decisão
5.
Transformar o
negócio Para fazer a transformação digital, as empresas devem repensar as
ferramentas digitais que usam - e como as utilizam para incentivar a
colaboração e a inovação.
4 passos para desenvolver uma
estratégia de transformação digital
1. Interligue todo o seu ecossistema para suportar o
mundo digital de amanhã
A Internet das Coisas (IoT) está a chegar, e com
isso, um tsunami de requisitos e pedidos na sua rede empresarial. Para se
preparar, um dos objectivos mais valiosos de uma transformação digital é
ligar pessoas, processos e coisas - tanto dentro como fora da empresa. Crie
parcerias estratégicas fortes e um ecossistema para suportar todos os
utilizadores - incluindo colaboradores, fornecedores, contratados, clientes e
seus dispositivos. Depois, garanta alta disponibilidade, com uma rede de alta
capacidade, segura e inteligente. A Alcatel-Lucent Enterprise (ALE), com uma
oferta direccionada para o IoT, assegura que qualquer dispositivo, máquina ou
sensor da sua empresa, se liguem à rede de dados LAN (OmniSwitch) e WLAN
(OmniAccess Stellar), de forma segura, com equipamentos simples ou do tipo
industrial, usufruindo de protocolos de alta convergência com segmentação de
serviços (SPB-M), alimentação energética de elevada capacidade (High PoE 95W)
e capacidade para monitorização e controlo de dispositivos e aplicações,
recorrendo à solução centralizada de gestão OmniVista 2500 NMS.
2. Implemente analítica para automatizar,
compreender e poupar
Ao extrair e analisar a grande quantidade de dados
disponíveis, poderá obter informações valiosas sobre a sua empresa. A
estratégia para melhorar o desempenho, implementar actualizações e tomar
decisões de infra-estrutura, pode ser baseada em informação em tempo real da
sua empresa. Tudo gerido através de um único ponto de controlo. Na ALE,
através da componente de analítica avançada que incorpora nas soluções de LAN
(OmniSwitch), WLAN (OmniAccess Stellar) e Gestão (OmniVista 2500), permite
visualizar e controlar todas as aplicações que circulam na sua rede, sem
recurso a equipamentos e soluções externas.
Com inteligência embutida nos equipamentos, através
de centenas de assinaturas de aplicações (DPI Inspection), poderá visualizar,
controlar e gerir de forma centralizada toda essa informação, com acesso a
relatórios granulares por aplicação, dispositivo ou utilizador, que lhe
permitirão em tempo real, conhecer o estado de toda a informação que circula
na sua rede, como também prever pontos de rotura ou viragem no tempo, devido
à introdução e crescimento de carga e novas aplicações na sua rede.
3. Avalie novos modelos de negócio
Os serviços de comunicação já não dependem apenas de
equipamentos que se instalam fisicamente nas empresas. A forma como as
empresas consomem este tipo de serviços, tem sofrido grandes transformações
com o aparecimento de novos modelos de negócio baseados em soluções Cloud e
Cloud Híbrida. Estes novos modelos baseiam-se em software freemium e serviços
a pedido, como sejam: plataformas de comunicação como serviço (CPaaS) ou
comunicações unificadas como serviço (UCaaS).
Estes modelos têm custos inferiores, são mais
flexíveis e simples de gerir do que os sistemas tradicionais. Podem não dar
resposta a todas as necessidades de todas as empresas, mas não podemos negar
que o freemium e serviços a pedido estão a ganhar força. A ALE tem adaptado a
sua oferta para que as empresas possam beneficiar destes novos modelos de
negócio, não esquecendo a protecção do investimento realizado pelos seus
clientes. A plataforma Alcatel-Lucent RainbowTM, com base em modelos de
subscrição mensal ou anual, para optimização de custos e flexibilidade, é a
solução perfeita.
4. Considere a evolução para uma única plataforma
A coexistência de múltiplos ecossistemas é um
cenário possível, mas um dos principais objectivos de uma transformação
digital é conseguir suportar a sua infra-estrutura de comunicações numa única
plataforma. Seja baseada nas instalações da empresa, híbrida ou na nuvem,
esta plataforma deve suportar os serviços de comunicação e colaboração de
toda a sua empresa, incluindo a interacção com os seus parceiros e clientes.
A aproximação da ALE passa pela disponibilização de uma estratégia de Cloud
Híbrida. No centro desta estratégia encontra-se a nossa plataforma
Alcatel-Lucent RainbowTM, complementada pelos sistemas de comunicação OmniPCX
Enterprise e OXO Connect.
Texto retirado IT Channel
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