A big trail
BMW F800 GS Adventure é um dos modelos mais vendidos no segmento e, agora,
passou por mudanças na linha 2017.
Não se trata
de uma moto nova. Nem sequer de uma moto muito conhecida pelos portugueses, que
a preterem a favor da sua “irmã” mais crescida com motor boxer de 1200cc, mas a
verdade é que a F800GS Adventure é uma moto muito interessante.
Baseada na consagrada F800GS, esta versão Adventure apresenta a mesma agilidade e facilidade de condução, a mesma polivalência e a mesma competência fora-de-estrada. Apenas com umas suspensões um pouco mais altas e com mais curso.
Baseada na consagrada F800GS, esta versão Adventure apresenta a mesma agilidade e facilidade de condução, a mesma polivalência e a mesma competência fora-de-estrada. Apenas com umas suspensões um pouco mais altas e com mais curso.
O quadro
robusto é o mesmo, mas o sub-quadro foi redesenhado e reforçado para acolher um
depósito de combustível com capacidade para 24 litros. Com mais 8 litros de
gasolina do que a versão normal, a autonomia substancialmente alargada da
Adventure faz juz ao seu nome.
Em termos de ajudas electrónicas à condução, a F800GS Adventure oferece tudo aquilo a que um motociclista tem direito. Além do agora obrigatório ABS, a Adventure também oferece o controlo de tracção (ASC) e a suspensão electrónica (ESA) que regula a pré-carga do amortecedor traseiro.
Em termos de ajudas electrónicas à condução, a F800GS Adventure oferece tudo aquilo a que um motociclista tem direito. Além do agora obrigatório ABS, a Adventure também oferece o controlo de tracção (ASC) e a suspensão electrónica (ESA) que regula a pré-carga do amortecedor traseiro.
Entre as mudanças, as carenagens laterais tem novo grafismo e refletores
retangulares cor âmbar nos garfos dianteiros. A tampa da bateria também tem novo
desenho, dotado de vincos mais salientes, enquanto o painel de instrumentos
aposta em novos grafismos para os mostradores analógico e manteve o mostrador
digital. Por sua vez, o escapamento passa a ser feito de inox.
Para os mais
radicais a BMW também disponibiliza o “Enduro Mode”, que permite que, com
apenas o toque de um botão ao alcance do polegar direito, o ABS e o Controlo de
Tracção entrem imediata e simultaneamente em modo “todo-o-terreno”, permitindo
fazer derrapar e patinar a roda traseira, mas obviamente de forma controlada.
Claro que os mais experientes podem mesmo desligar os dois sistemas a qualquer
momento.
Para-brisa elevado é de série na F 800 GS Adventure
(Foto: Divulgação)
Tal como a F
800 GS tradicional, a Adventure tem motor bicilíndrico de 798 cm³ refrigerado a
líquido. São 85 cv a 7.500 rpm e 8,4 kgfm de torque a 5.750 rpm, tocados por
um câmbio de seis marchas - a transmissão final é por corrente. O tanque
leva 24 litros, suficiente para aventuras em lugares sem acesso fácil a postos
de gasolina.
O que a
aventureira tem:
Entre os
itens de série, há amortecedor traseiro com ajustes amplos de retorno e
pré-carga, manetes de freio e de embreagem reguláveis, imobilizador eletrônico
e lanterna traseira em leds. As longas jornadas serão facilitadas pelo
para-brisa alto e tomada 12V, além dos suportes para top case (32 litros) e
malas laterais (44 litros à direita e 38 litros à esquerda). Na hora de
abandonar o asfalto, protetores de cárter, motor e mãos protegerão o conjunto,
enquanto as rodas raiadas prometem maior resistência.
Instrumentos analógicos tem novo grafismo na F 800 GS
Adventure 2017 (Foto: Divulgação)
Há ainda o
pacote Premium, que vem de fábrica com luzes adicionais, o modo de pilotagem
Pro (com modos Enduro e Enduro Pro), ajuste eletrônico de suspensão, punhos
aquecidas, computador de bordo, luzes indicadoras de direção em leds e descanço
central.
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