Fazr um bom planeamento atempado das ações de marketing é uma
peça fundamental para o crescimento das empresas e deve acompanhar as mudanças
do mercado. Ter sempre um olho no futuro e outro no presente garante a
preparação necessária para ultrapassar dificuldades e atingir objetivos
Se 2018 ainda nem acabou e já está preocupado com o
planeamento estratégico de marketing do próximo ano, saiba que tem razões para
isso. As grandes ações e estratégias de sucesso criadas pelas marcas nascem de um
planeamento prévio e atempado das ações de marketing a implementar no ano
seguinte.
E quando falamos da importância desta antecipação no
planeamento do marketing referimo-nos a medidas que devem ter em consideração
uma série de fatores, como as tendências do ano seguinte, os orçamentos
disponíveis, as metas de curto e longo prazo e os canais escolhidos.
Tendências para 2019
As mudanças e as transformações no marketing estão a
acontecer a um ritmo impressionante, sempre que surge uma nova tecnologia, processo
inovador ou trend topic. Por isso, é importante estar atento às novidades do
mercado, nomeadamente na relação com o cliente/consumidor. É a partir dessa
análise que as possíveis tendências serão consolidadas. No entanto, para colocar essas tendências em prática, é
preciso muita organização.
O plano de marketing
anual deve ser, por isso, completo e, sobretudo, atempado. E, seja qual for o
plano da sua empresa para este próximo ano, provavelmente deve incluir pelo
menos alguns dos elementos que a seguir expomos.
Se existe um conceito de negócio que permeia praticamente
todos os setores, tanto B2B quanto B2C, é a experiência do cliente. Embora as
empresas B2C tenham percebido isso há já muito tempo, só mais recentemente o
setor B2B reconheceu que para ter sucesso nos negócios é preciso trabalhar uma
abordagem centrada no cliente.
Na verdade, a
implementação de uma estratégia de marketing centrada no cliente está a
tornar-se cada vez menos uma escolha e cada vez mais uma necessidade. Isto
significa que a ideia de responder a uma necessidade do cliente, fazer a venda
e depois nunca mais falar com o cliente está definitivamente a ficar para trás
e a abrir caminho à ideia de que todos os produtos ou serviços giram em torno
do cliente, levando-o a continuar a estabelecer negócios com a sua empresa.
Amadurecimento do marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo
vai reforçar a sua posição como o preferido do marketing B2B em 2019. Com
efeito, o marketing de conteúdo B2B procurará cada vez mais criar e distribuir
conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público
claramente definido. Procure, por isso, dar menos ênfase à quantidade de
conteúdo que divulga e colocar mais foco na criação de conteúdo de qualidade e
original. Além disso, as empresas serão cada vez mais guiadas por planos de
marketing de conteúdo estratégicos que direcionam os esforços de maneira muito
mais intencional, precisa e na mouche.
A parte financeira é uma área que causa alguma dor de
cabeça aos empresários. Por isso, em alguns casos, o setor do marketing é
negligenciado e demasiadas vezes não é devidamente quantificado no plano de
negócios para o ano seguinte. No entanto, pensá-lo com antecedência é o que faz
com que as ações sejam bem-sucedidas e proporcionem o ROI pretendido.
Por isso, controle e aplique métricas que permitam
antecipar receitas, investimentos e gastos. Isto passa por determinar quais as
ações a implementar ao longo do ano e que orçamento deve ser destinado a
campanhas de marketing, à criação ou desenvolvimento de novos canais de
comunicação, à formação das equipas e à realização de eventos.
Mesmo com as devidas
projeções financeiras, algumas ações podem não ser realizadas ao longo do ano.
Contudo, um atempado planeamento permitirá classificar a importância dessas
ações, garantindo que as mais importantes – leia-se as que mais hipóteses têm de
gerar negócio – não ficam para trás ou adiadas para o ano seguinte.
Em resumo
Estes são apenas alguns exemplos de como as empresas
podem beneficiar se planearem com a devida antecedência e com os olhos postos
nas tendências futuras o seu marketing em 2019.
Para se diferenciar num mercado tão competitivo, é
preciso estar sempre um passo à frente. Não é por isso demais sublinhar que
estar por dentro das principais tendências de marketing e aplicá-las no seu
plano de Marketing é vital para seu sucesso no ano que aí vem.
A utilização correta
destas estratégias garantirá assertividade, modernidade e, consequentemente,
rentabilidade para a sua empresa.
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