O nosso potencial
pode ser seriamente afetado pela dificuldade em gerir as tarefas diárias. Como
é que fazem os profissionais bem-sucedidos?
Quem não teve um
colega que parecia sempre “o mais ocupado”, mas que depois era o que produzia menos?
Tal acontece porque a pessoa passa mais tempo a gerir as distrações pessoais
que a executar as suas funções. E tem certamente talento e as competências para
fazer o trabalho, mas não deve ter a mínima ideia de como gerir o tempo. Pode
conhecer alguém assim, ou até identificar-se com esta descrição.
Nem sempre estamos
a 100% ou conseguimos dar o nosso melhor e, por vezes, há alturas complicadas.
Mas a realidade é que todos temos o mesmo número de horas disponíveis por dia.
No entanto, algumas
pessoas são capazes de realizar muito mais num só dia do que todas as outras.
Pode ser
frustrante. Tenta controlar a sua agenda a cada dia, mas o tempo escapa-lhe, e
não consegue realizar tudo o que queria ter feito. E depois pensa – o que estou
a fazer de errado, e o que é que os outros estão a fazer bem? Pare e respire
fundo. As pessoas excecionais não são tão diferentes de si. Simplesmente
já perceberam o valor do tempo delas, e fazem melhor uso do mesmo. Sabem que o
tempo é finito, e trabalham para o proteger. Como? Ao assumirem uma abordagem
estratégica à sua gestão.
Assim, se está preparado para mudar a postura e começar a
tirar o maior partido do seu tempo, eis como o pode controlar de forma mais
eficaz, seguindo três passos.
1. Identificar o que mais importa. Há muitas coisas a competirem pela nossa
atenção num único dia. Pelo que, antes de decidir como gastar o tempo, deve
saber o que o merece. Pense no que é mais importante na sua vida. Está a
dedicar tempo suficiente àquilo que realmente importa?
Depois de reconhecer as principais prioridades, as outras atividades menores vão esbater-se em termos de importância. Algumas terão de “cair”, à medida que for aprendendo a dizer “não, isso não é uma prioridade para mim agora”. O que é perfeitamente aceitável.
Depois de reconhecer as principais prioridades, as outras atividades menores vão esbater-se em termos de importância. Algumas terão de “cair”, à medida que for aprendendo a dizer “não, isso não é uma prioridade para mim agora”. O que é perfeitamente aceitável.
2. Definir
objetivos agressivos. É
fácil deixar que os acontecimentos de um dia determinem como gastamos o nosso
tempo – e, antes que demos por isso, passou um dia inteiro e não conseguimos
fazer nada de valor. As pessoas que efetivamente gerem o seu tempo estabelecem
metas para o que pretendem realizar – e cumprem-nas.
As pessoas de
sucesso podem não ter todos os dias programados ao minuto. Mas têm um plano
geral de como os vão gastar antes de o dia começar. Deixam que o plano
determine o curso dos dias, e depois fazem progressos graduais na direção dos
seus objetivos (e, em última análise, do sucesso futuro).
Assim, anote os seus objetivos e mantenha-os à sua frente
– em seguida responsabilize-se por os alcançar. Se não conseguir chegar a tudo
não se martirize, volte antes o seu foco para os objetivos do dia seguinte.
3.
Ignorar o ruído. Vai
haver distrações, que podem até inviabilizar os melhores planos. Muitas vezes
estas interrupções serão assuntos triviais, mas algumas podem exigir a atenção
imediata.
As pessoas
excecionais conseguem ver a diferença – conseguem discernir o que é mais
importante, e, de forma polida e firme, afastam tudo o resto. Reagem com um
senso de urgência quando necessário, e regressam de forma rápida ao que querem
alcançar. A chave para gerir o tempo com eficácia está em aprender a separar o
que é essencial.
Assim que adotar
uma abordagem estratégica ao modo como gere o seu tempo começa a notar uma
grande diferença na forma como se sente ao final do dia. Em vez de frustração e
recriminação, vai ter orgulho no quanto conseguiu alcançar.
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