Esta semana, participei num evento onde abordava esta Temática - Acelarar a Transformação digital, VISTA no ambito de players mercado digital, e de infraestrutura.
Participaram, neste evento organizado pela ARROW, as empresas convidades: NETAPP, VMWARE, FORTINET e EATON, e convidado especial IDC, e ambos estão em sintonia em relação a esta tematica, mas aqui vou transcrever do protal da Liderança, uma outra visão que se enfoca no conceito visto de forma abrangente na formação de novos líderes.
Transcrição:As organizações
enfrentam dois grandes desafios no que diz respeito à próxima geração: como
reter estes talentos e como os formar para serem os novos líderes.
A realidade
virtual e a gamificação são duas vias a explorar.
Teresa
Santos
“Mudam-se os
tempos, mudam-se as vontades” é uma expressão com a qual cresci e que continua
a ser atual. Nascem novas gerações com características e vontades diferentes
das suas antecessoras e mantém-se o desafio de preparar novos líderes.
Sendo cinéfila, gostava
de partilhar um filme que me inspirou: “Invictus”, que conta a história de Nelson
Mandela, eleito presidente da África
do Sul em 1994. Reconhecendo a África do Sul como um país racista e
dividido, efeitos do apartheid, Mandela aproveitou a proximidade do Campeonato
do Mundo de Rugby, que se realizava no país pela primeira vez, para unir a
população. O presidente convidou o capitão da equipa sul-africana para uma
reunião e incentivou-o a acreditar que podiam ser campeões mundiais. É um filme
que mostra um líder com visão, que
lidera pelo exemplo, e onde os valores morais, que se regem por princípios
universais, são os fatores determinantes para a mobilização das pessoas e a
conquista de objetivos.
Muito se tem
escrito sobre os Millennials,
a próxima geração de líderes, com diferentes
característicasdas gerações anteriores. Lideranças
mais hierarquizadas, em que alguém dita ordens de um gabinete, já não fazem
sentido (se é que alguma vez fizeram), e com os Millennials, garantidamente,
“não pegam”. Esta geração cresceu num mundo em que se
respira tecnologia e estar online é algo natural. Procuram um
feedback regular, uma progressão rápida na carreira, poder discutir
estratégias e ideias, ter flexibilidade em relação ao local a partir do qual
trabalham e encontrar um maior equilíbrio entre vida profissional e os projetos
pessoais. Deste modo, colocam-se dois grandes desafios às organizações: como
reter estes talentos e como formá-los para serem os novos líderes.
Analisando as
tendências tecnológicas na aprendizagem, área em que trabalho há mais de duas
décadas, há duas que considero que devem ser exploradas para a formação de
novos líderes: realidade virtual e gamificação.
A realidade
virtual permite-nos criar cenários imersivos que reproduzem situações reais mas
em ambiente simulado. Imaginem um cenário de incêndio. O líder, à medida que
vai tomando as suas decisões, vai vivendo as consequências das mesmas, tal como
um empreendedor que acabou de criar a sua empresa e lida com os desafios de
fazer vingar os seus produtos e/ou serviços num mercado globalizado e precisa
de motivar a equipa. Numa experiência assim, podemos introduzir a figura do
formador com um papel de facilitador no processo de aprendizagem, simulando
role plays, em que outros líderes são preparados ao mesmo tempo, e há uma
dinâmica coletiva, vivendo a mesma experiência e tomando decisões em
simultâneo.
A gamificação
da experiência de liderança num contexto real é outra abordagem. Por exemplo,
definindo uma missão para cumprir no período de um ano com objetivos bem
identificados; com a ajuda de uma equipa de personas, com características
distintas para ajudar a trabalhar as skills do líder e premiando-o ao atingir
objetivos; com sessões de coaching
individualizado, acesso a mais conhecimento sobre temas de liderança, ou
acesso a novos desafios.
Ou seja, o que
defendo é trazer as dinâmicas de jogo com indicadores reais para premiar e
motivar o desempenho de sucesso e para criar poderes no sentido de ajudar a
resolver as situações de maior adversidade.
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