Como minimizar o
impacto que o stress relacionado com o emprego tem no relacionamento com a sua
cara-metade, com os familiares e os amigos? Deixamos-lhe 5 dicas.
Após um longo dia
no escritório, se não tivermos cuidado, podemos deixar as questões do emprego
transformarem-se em problemas em casa, muitas vezes à custa das nossas
famílias, dos relacionamentos ou da nossa saúde, como explicam na Harvard
Business Review Jackie Coleman (antiga conselheira de casais, trabalhou
recentemente em programas de educação para o Estado da Geórgia, nos EUA) e John
Coleman (coautor do livro “Passion & Purpose: Stories from the Best and
Brightest Young Business Leaders”).
Os autores referem que, no Reino Unido, um estudo do Health and Safety Executive conclui que 43% dos dias de baixa por doença estão relacionados com stress. Outro estudo, da American Psychological Association (APA), denota que os dois fatores de stress mais comuns entre as pessoas analisadas são o trabalho e o dinheiro, e que o stress resulta muitas vezes em irritabilidade, raiva, nervosismo e ansiedade – comportamentos que podem causar tensão quando trazidos do emprego para casa.
Como minimizar o impacto que o stress relacionado com o trabalho tem no relacionamento com a sua cara-metade, com os familiares e os amigos? Seguem-se cinco dicas para evitar que o stress no emprego se torne em stress em casa.
Os autores referem que, no Reino Unido, um estudo do Health and Safety Executive conclui que 43% dos dias de baixa por doença estão relacionados com stress. Outro estudo, da American Psychological Association (APA), denota que os dois fatores de stress mais comuns entre as pessoas analisadas são o trabalho e o dinheiro, e que o stress resulta muitas vezes em irritabilidade, raiva, nervosismo e ansiedade – comportamentos que podem causar tensão quando trazidos do emprego para casa.
Como minimizar o impacto que o stress relacionado com o trabalho tem no relacionamento com a sua cara-metade, com os familiares e os amigos? Seguem-se cinco dicas para evitar que o stress no emprego se torne em stress em casa.
Limite
o seu trabalho no tempo e no espaço.
Um estudo
realizado por Scott Schieman, da Universidade de Toronto, mostra que 50% das
pessoas levam trabalho para casa, e que a interferência do emprego na vida
pessoal é maior para quem tem “ocupações com mais responsabilidade/autoridade,
maior poder de tomada de decisão, pressão e mais horas de trabalho”. Num mundo
cada vez mais conectado, muitos trabalhadores estão acessíveis 24/7: a tempo
inteiro ou a tempo parcial a partir de casa (como é o caso de uma conselheira,
que é chamada a reunir-se com os clientes em momentos de crise a qualquer hora;
ou o de um consultor de gestão, em que é frequente estar a trabalhar no portátil
em casa até altas horas da madrugada). Se o trabalho está constantemente a
imiscuir-se no tempo que deve ser dedicado à vida familiar, o mesmo acontece
com as tensões relacionadas com o emprego.
Deixe assim o
trabalho no escritório.
Torne uma regra trabalhar em casa apenas em
circunstâncias excecionais, e mantenha as pastas, os computadores e tudo o mais
na sua secretária. Se tal não for viável no cargo que ocupa, estabeleça algumas
horas por dia para dedicar apenas à vida em casa – uma hora para o jantar ou a
altura de deitar as crianças, por exemplo – em que pode eliminar as distrações
e concentrar-se na família. Se trabalha em casa não leve o portátil para a cama
ou para o sofá, opte pelo escritório ou um espaço específico – tal vai ajudar a
desligar-se mentalmente quando sair da divisão, dando-lhe um incentivo para
trabalhar de modo mais eficiente em vez de se demorar nas tarefas.
Desenvolva
bons hábitos nos dispositivos móveis.
Hoje a forma mais comum de as distrações relacionadas
com o trabalho se infiltrarem nos relacionamentos de uma pessoa é através dos
smartphones. Já lhe aconteceu, à noite, depois de ter, finalmente, conseguido
descomprimir, dar uma vista de olhos aos e-mails e ver algo alarmante que o
deixa stressado? Em média, uma pessoa verifica o
telemóvel 46 vezes por dia, passando quase cinco horas diárias em dispositivos móveis, o que leva 30% dos
utilizadores a considerarem os seus smartphones umas “amarras”.
Desenvolva bons hábitos e regras para evitar que os tablets e os telemóveis o interrompam.
Desenvolva bons hábitos e regras para evitar que os tablets e os telemóveis o interrompam.
Tenha dois telemóveis – um para trabalhar e o outro para uso pessoal –, à noite
e aos fins de semana deixe o do emprego fora de alcance (ou desligado). E nunca
verifique o seu e-mail de trabalho uma hora ou duas antes de ir para a cama.
Vários estudos concluíram que estar a olhar para um ecrã de telemóvel antes de dormir pode afetar de forma negativa a capacidade de o seu cérebro se preparar
para descansar, e a privação do sono está diretamente ligada ao stress. Quando em férias, deixe os dispositivos
móveis relacionados com o emprego no cofre do hotel e veja-os apenas em alturas
pré-determinadas.
Estabeleça
uma boa rede de apoio.
Os
nossos companheiros podem ser excelentes a lidar com o stress. Mas colocar todo
o peso do stress relacionado com o trabalho no cônjuge ou parceiro é injusto
para com a pessoa e perigoso para o relacionamento. Desenvolva uma rede de
apoio de amigos e mentores que possam ajudar a gerir o stress laboral, para que
não seja um fardo exclusivo da sua cara-metade. A pesquisa da APA já mencionada
observou níveis mais baixos de stress em quem tem uma forte rede de apoio
social. Ter pessoas para nos apoiarmos em momentos de stress pode aumentar a
nossa capacidade de lidar com problemas de fora da nossa rede, isto porque termos apoio aumenta a nossa autonomia e autoestima.
Tenha
um hábito de fim de dia.
Por
vezes o cérebro precisa de um sinal para se preparar para o tempo em casa.
Melhor ainda se este sinal puder ajudá-lo a descomprimir. Pode, por exemplo,
usar o trajeto de volta do escritório para relaxar – seguindo pelo caminho mais
“cénico”, a ouvir música ou as notícias, e dar-se tempo para “mudar o chip”
para a vida familiar; ou então ir ao ginásio, ir correr, meditar, entre outros
rituais. Pense sobre o que o ajuda a relaxar e encontre espaço na sua agenda
para esse hábito – sobretudo no final de um longo dia de trabalho – de modo a
que, quando chegar a casa, já esteja livre da “bagagem” que vai acumulando ao
longo do dia.
Crie um
terceiro espaço.
Quando se tem família, o quotidiano pode girar na totalidade em torno das
responsabilidades no emprego e em casa. Os executivos ocupados correm para casa
para ajudar com as crianças – transportá-las para as suas muitas atividades,
trocar fraldas… – ou a executar tarefas como cozinhar, lavar a roupa, etc. Ter
um terceiro espaço para além do emprego e da casa pode ajudar muito na gestão
do stress.
Mesmo fazendo parte de um casal, cada parceiro deve manter hábitos e horários que lhes permitam explorar os próprios interesses, relaxar, e encontrar um espaço que é só seu fora de casa e do emprego. Estes espaços são diferentes para cada um de nós – quer sejam cafés tranquilos, clubes de livros, aulas de karaté, noites de “jogatana” de cartas –, e são importantes para mantermos a nossa identidade e o nosso senso de paz. Faça um esforço por proporcionar ao seu companheiro um terceiro espaço para que mantenha as amizades e explore os seus interesses, e peça-lhe que faça o mesmo por si. Um terceiro espaço quer dizer que não vai andar a correr de responsabilidade em responsabilidade sem ter tempo para respirar.
Mesmo fazendo parte de um casal, cada parceiro deve manter hábitos e horários que lhes permitam explorar os próprios interesses, relaxar, e encontrar um espaço que é só seu fora de casa e do emprego. Estes espaços são diferentes para cada um de nós – quer sejam cafés tranquilos, clubes de livros, aulas de karaté, noites de “jogatana” de cartas –, e são importantes para mantermos a nossa identidade e o nosso senso de paz. Faça um esforço por proporcionar ao seu companheiro um terceiro espaço para que mantenha as amizades e explore os seus interesses, e peça-lhe que faça o mesmo por si. Um terceiro espaço quer dizer que não vai andar a correr de responsabilidade em responsabilidade sem ter tempo para respirar.
O stress no
emprego pode ser um desafio para a vida em casa. Mas, como apontam Jackie e
John Coleman, ao aprender a geri-lo – em conjunto com o seu companheiro e ao
deixar à porta de casa um pouco do stress ligado ao trabalho, pode contribuir
para um melhor relacionamento e uma melhor saúde física e mental.
Retirado link:
portal da Liderança
Sem comentários:
Enviar um comentário