Descobri no entanto que, organizados conseguimos realizar
o trabalho com a mesma qualidade em menos tempo. Aprendi a gerir o meu tempo o
melhor que pude e sem grandes ferramentas, ou melhor aprendi de forma “correta”
a utilizar melhor as ferramentas que todos hoje temos na mão, como internet, por exemplo
(pesquisando e falando de uma forma não tanto pessoal, mas muitas vezes muito
e mais pratica e valida na obtenção dos resultados que procuramos.
Sempre focado e dando prioridade aos assuntos mais
urgentes, avançando depois para os muito urgentes e só depois para os urgentes,
porque no fundo todos o são, do outro lado há sempre alguém que espera do meu
apoio e da minha solução e claro do melhor “preço possivél e isso tem que ser
tido em conta. Devo referir que sendo muito importante hoje o preço não é o
fator maior de decisão, pelo menos nesta ârea onde desenvolve a minha
actividade profissional.
Também é certo que hoje temos de estar mais “atentos” e
disponiveis para a familia, e amigos e ter a maxima responsabilidade e
disponibilidade para os filhos, pois eles tem “tudo a mais”, e temos de estar
mais presentes pelo menos para “esse tudo a mais”, seja bem utilizado e
intencionado... dou muito valor á minha própria família, os filhos que tanto
ambicionei e que são a luz da minha vida, a tudo o que tive de fazer e encarar
peiot aberto para conquistar o que conquistei neste campo, e aqui a minha Kara
Metade, tem da minha prespectiva o valor mais alto nesta nossa “luta”.
Sempre dediquei muitas horas ao trabalho, mas garanto que
ontem mais do que neste preciso momento, e com olhar para o Futuro. Ser
produtivo e profissional, também e ser bom individuo e saber englobar o campo
pessoal.
Quando um
cliente nos procura, ele já tem uma urgência. Do nosso lado, o que precisamos
fazer?
Perceber essa urgência e responder de acordo com a
necessidade dele.
Mas se tudo é urgente, como saber qual é o mais?
Conhecendo o cliente, conhecendo o negócio, conhecendo
muito bem o nosso negocio e os nossos produtos e acima de tudo as pessoas que
vão desenvolver o trabalho, sem falsas promessas e com soluções e previsões
corretas.
Nem tudo depende de nós (sempre assim foi) e nós não
somos omnipresentes, é o fornecedor que atrasa, é o técnico que não tem agenda,
é o distribuidor que não tem stock, somos nós fabricantes que não temos stock
ou racionalizamos a produção e aquela pessoa que gostaríamos que tratasse do
assunto que vai de férias, enfim muitas objeções podem acontecer, é normal que
assim seja, a empresa tem a sua vida própria, os seus fluxos e o seu próprio ritmo,
cabe-nos saber gerir esses “obstáculos” para bem da nossa relação pessoal e
profissional com o cliente.
Podemos ajudar, podemos envolver-nos no processo, sem
passar por cima de procedimentos, passar informação e estar presentes, mesmo
que não fisicamente, nem sempre será possível…somos uma empresa contamos com
todos e todos são bem vindos no seu input, na sua função e no desenvolvimento
da mesma.
No fim das
contas, a forma como nos envolvemos e participamos na relação entre a empresa e
o cliente é o que fará de nós um bom ou mau comercial, ou bom ou mau fornecedor
de soluções. É preciso dar a cara todos os dias, e de uma forma natural ou
nossos clientes e parceiros tem de saber que estamos do outro lado, nas coisas
boas e nas coisas más, pois como digo ara ter sucesso temos de ter sempre as
duas e temos de ter sempre um bom grafico para medir o sucesso das mesmas.
Saber gerir a agenda faz parte, organizar o nosso tempo é
meio caminho andado para um percurso profissional bem-sucedido, deixando espaço
para o que nos faz mais feliz.
Assim, alimentar a nossa agenda com metodologia e
dedicação será uma grande ajuda; dar-nos o tempo devido para ver o mail e não
mais, ou consumirá todo o nosso esforço; dar-nos o tempo para devolver as
chamadas que não nos foi possível atender; dar-nos o tempo para agendar aquela
reunião que precisamos muito fazer e por fim guardar um dia na semana para
aquela porta fria que nos fará sair da rotina e nos dará o estímulo para o
resto da semana.
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Boas vendas!
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