quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

SOCIEDADE IMPARCIAL 15 DE JANEIRO DE 1898

Hoje é dia de Festa e aqui é com poupa e circunstância, pois ela merece!

Fundação: 15 de Janeiro de 1898
Actividade: Banda Filarmónica, Orfeão e Escola de Música
No centro do Núcleo Antigo de Alcochete ergue-se o edifício sede da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898, uma colectividade centenária que se dedica à música através da sua Banda e do Orfeão, que muito prestigiam o Concelho.
A banda da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 surgiu no âmbito da restauração da autonomia do Concelho de Alcochete na referida data, acontecimento que todos os anos é comemorado com a apresentação de cumprimentos às Autarquias e associações locais.
O ensino da música às crianças do Concelho é uma realidade de destaque, bem como o percurso da prestigiada Banda, que conta no seu palmarés com muitos prémios e que é actualmente dirigida pelo maestro António Menino.
Com prestígio nacional e internacional, a Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 foi distinguida pelo Município de Alcochete com a atribuição do seu nome a uma das ruas da Vila e recebeu a Medalha de Mérito Municipal D. Manuel I em 2009.
 
Viva á banda da minha Terra.

Temos uma nova década?

Sob o ponto de vista matemático, a década acaba em 2019, que utiliza o 0 para iniciar a contagem. É possível comparar essa forma de contagem com a maneira como contamos a nossa idade. Um indivíduo inicia a vida com um ano 0 e, com o passar dos anos, comemora o ano completo e não o que se inicia.

A partir desta lógica, a década chegou ao fim na ultima terça-feira, 31 de dezembro de 2019. É importante lembrar que o uso do zero como é conhecido atualmente foi desenvolvido gradualmente por matemáticos na Índia. Depois, com o contato entre o Islã e a matemática indiana, surgiram os numerais arábicos, que são os que usamos hoje e que foram popularizados na Europa por volta do século XI.
 
Enfim faço votos de um excelente 2020, em especial Saúde para todos!