sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Virtualização, o que temos de saber...

A virtualização é uma parte essencial da arquitetura ¨"One Cloud, Any Application, Any Device"¨ da VMware. É a maneira mais eficaz de reduzir as despesas de TI e, ao mesmo tempo, aumentar a eficiência e a agilidade, não apenas para grandes empresas, mas também para pequenas e médias empresas.

O que é virtualização?
Virtualização é uma tecnologia de software comprovada que possibilita a execução de vários sistemas operacionais e aplicativos simultaneamente no mesmo servidor.
Ela está transformando o panorama de TI e mudando fundamentalmente a forma como as pessoas usam a tecnologia.
É uma escolha fácil para os departamentos de TI que desejam implementar as ferramentas sofisticadas de gerenciamento e migração de máquina virtual. É a VMware.

Benefícios da virtualização
A virtualização pode aumentar a agilidade, a flexibilidade e o dimensionamento da TI e, ao mesmo tempo, permitir uma economia significativa. A implantação de cargas de trabalho é mais rápida, o desempenho e a disponibilidade são maiores e as operações se tornam automatizadas. Tudo isso resulta em uma TI mais simples de gerenciar e mais barata para ter e operar.
·         Redução de custos operacionais e de capital
·         Forneça alta disponibilidade de aplicativo.
·         Minimize ou elimine o tempo de inatividade.
·         Aumente a produtividade, a eficiência, a agilidade e a capacidade de resposta da TI.
·         Agilize e simplifique o aprovisionamento de aplicativos e recursos.
·         Ofereça suporte a continuidade de negócios e recuperação de desastres.
·         Possibilite um gerenciamento centralizado.
·         Crie um data center definido por software verdadeiro.
A plataforma da VMware, líder do setor, oferece suporte a todos os níveis de virtualização: da virtualização de servidor e desktop a um data center definido por software completo.

Introdução à virtualização
O que é virtualização? Explicando de maneira simples, a virtualização é o processo de criação de uma versão virtual, e não física, de algo. A virtualização pode ser aplicada a computadores, sistemas operacionais, dispositivos de armazenamento, aplicativos ou redes. No entanto, a virtualização de servidor é a principal.

As organizações de TI enfrentam o desafio de lidar com as limitações dos servidores x86 atuais, que foram projetados para executar apenas um sistema operacional e um aplicativo de cada vez. Como resultado, até mesmo data centers pequenos precisam implantar muitos servidores, cada qual operando com apenas 5% a 15% da capacidade, o que é altamente ineficiente de acordo com qualquer padrão.

A virtualização usa software para simular a existência de hardware e criar um sistema de computadores virtual. Com isso, as empresas podem executar mais de um sistema virtual, e vários sistemas operacionais e aplicativos, em um único servidor. Isso resulta em economias de escala e mais eficiência.

A máquina virtual
Um sistema de computadores virtual é chamado de "máquina virtual" (VM): um contêiner de software rigidamente isolado que contém um sistema operacional e aplicativos. Cada VM autocontida é completamente independente. Colocar múltiplas VMs em um único computador permite que vários sistemas operacionais e aplicativos sejam executados em um só servidor físico ou "host".
Uma fina camada de software, chamada hypervisor, desassocia as máquinas virtuais do host e aloca dinamicamente os recursos de computação a cada uma dessas máquinas, conforme o necessário.

Principais propriedades das máquinas virtuais
As VMs apresentam as características, que oferecem vários benefícios.
Particionamento
Execução de diversos sistemas operacionais em uma máquina física
Divisão de recursos do sistema entre máquinas virtuais

Isolamento
Fornecimento de isolamento de falhas e segurança no nível do hardware
Preservação do desempenho com controles avançados de recursos

Encapsulamento
Gravação em arquivo do estado integral da máquina virtual
Facilidade para mover e copiar máquinas virtuais (tão fácil quanto mover e copiar arquivos)

Independência de hardware
Aprovisionamento ou migração de qualquer máquina virtual para qualquer servidor físico

Tipos de virtualização


Virtualização de servidores

A maioria dos servidores opera com menos de 15% da capacidade, o que leva à proliferação de servidores e à complexidade. A virtualização de servidores resolve essas ineficiências, pois permite que vários sistemas operacionais sejam executados em um único servidor físico como máquinas virtuais, cada uma com acesso aos recursos computacionais do servidor subjacente. Contudo, a virtualização de um ou dois servidores é apenas o começo.
O próximo passo é agregar um cluster de servidores a um único recurso consolidado, o que melhora a eficiência geral e reduz os custos. A virtualização de servidores também aumenta a velocidade de implantação de cargas de trabalho, melhora o desempenho de aplicativos e aumenta a disponibilidade. Além disso, à medida que as operações são automatizadas, a TI se torna mais simples de gerenciar e mais barata para ter e operar. 

Virtualização da rede

A virtualização da rede é a reprodução completa de uma rede física no software. Os aplicativos são executados na rede virtual exatamente como se estivessem em uma rede física. A virtualização de redes apresenta serviços e dispositivos lógicos do sistema de redes (portas lógicas, switches, roteadores, firewalls, balanceadores de carga, VPNs e outros) a cargas de trabalho conectadas. As redes virtuais oferecem os mesmos recursos e garantias de uma rede física e ainda fornecem os benefícios operacionais e a independência de hardware da virtualização. 

Armazenamento definido por software

Grandes volumes de dados e aplicativos em tempo real demandam novos níveis de armazenamento. A virtualização de armazenamento abstrai os discos e as unidades flash dos servidores, combina os em pools de armazenamento de alto desempenho e fornece-os como software. O armazenamento definido por software (SDS, Software-defined storage) é uma nova abordagem de armazenamento que possibilita um modelo operacional basicamente mais eficiente. 

Virtualização de desktops

Implantar desktops como serviços gerenciados oferece a oportunidade de responder com mais rapidez a mudanças de oportunidades e necessidades. Você pode reduzir custos e aumentar o serviço fornecendo de maneira fácil e rápida desktops e aplicativos virtualizados em tablets iPad e Android a filiais, funcionários externos e terceirizados, e trabalhadores móveis. 

Virtualização em segmentos verticais:

 

Uma infraestrutura virtual da VMware pode ajudar empresas de todos os setores a otimizar os recursos de TI e oferecer alta disponibilidade.

Setor educacional
Forneça rapidamente novos laboratórios e desktops virtuais para alunos e professores que participam de aulas remotas, sem deixar o controle e a segurança de lado. 

Serviços financeiros
Obtenha agilidade comercial com soluções de computação em nuvem, gerenciamento de dados em tempo real e suporte para escritórios remotos e filiais. 

Setor governamental
Responda com rapidez às necessidades de eleitores e agências e, ao mesmo tempo, reduza despesas operacionais e de capital destinadas a TI. 

Setor da saúde
Mantenha informações e dados de pacientes seguros e protegidos no data center quando fornecer desktops como serviço. 

Setor da Industria
Aumente a produtividade usando colaboração ao mesmo tempo em que aumenta a segurança e a flexibilidade. 

Setor do Retalho
Para transformar consumidores em compradores, as lojas retalhistas necessitam melhorar a experiência dos clientes e, ao mesmo tempo, manter os associados de vendas envolvidos e informados sobre as especificações dos produtos que os clientes solicitam. 




Sem comentários:

Enviar um comentário